F1 Regras Haas Notícias Williams

Confira As Mudanças Propostas no Sistema de Pontuação da F1 em 2025

Mudança na Pontuação da F1 em 2025 afetaria a Alpine (Alpine/X)

A Comissão da Fórmula 1 dedicará mais tempo antes de considerar qualquer mudança na pontuação da F1 em 2025. Medida estenderia pontuação aos 11º e 12º lugares a partir da próxima temporada. Mais discussões são esperadas na próxima reunião da comissão em julho.

De acordo com informações divulgadas na The Race, o novo sistema permanecerá o mesmo para os sete primeiros colocados (25-18-15-12-10-8-6), mas distribuirá 5-4-3-2-1 ponto/s para o oitavo ao 12º lugar.

Pierre Gasly (Alpine) e Ayao Komatsu da Haas expressam opiniões divergentes sobre mudança na pontuação da F1 em 2025

A reação das e dos tem sido dividida, com nomes como o piloto da Alpine, Pierre Gasly, afirmando que “se você não está entre os dez primeiros, é preciso trabalhar mais para chegar lá”, enquanto o chefe da Haas, Ayao Komatsu, chamou o novo sistema proposto de “mais claro para os fãs e também para a motivação de todos que trabalham em uma equipe”.

Fontes informaram à ESPN que a mudança proposta ocorreu devido à pressão das equipes menores, que sentem que haveria mais valor se pontos adicionais estivessem em jogo, dado que as cinco equipes de ponta (representando 10 dos pilotos do grid) estão um passo à frente das cinco equipes inferiores em termos de ritmo de seus carros.

Vale lembrar que três das 10 equipes da F1 – Williams, Sauber e Alpine – ainda não marcaram pontos este ano.

Além disso, assegurar que os sete primeiros permaneçam inalterados é uma tentativa de garantir o apoio das grandes equipes – seis das 10 equipes precisam concordar para que a proposta seja aprovada. No entanto, a Comissão não está vinculada a uma decisão, já que as equipes podem adiar a votação para analisar mais profundamente os prós e contras da mudança.

História das Mudanças do Sistema de Pontuação da Fórmula 1

A F1 aumentou gradualmente a quantidade de pontos oferecidos para seus pilotos ao longo das últimas décadas.

O antigo sistema de 10-6-4-3-2-1 pontos se tornou 10-8-5-4-3-2-1 em 2003 na tentativa de fazer o mesmo: criar competitividade na luta pelo campeonato, antes do formato atual ser introduzido em 2010.

A mudança mais recente da F1 em relação aos pontos foi em 2021, com o ponto de bonificação oferecido para um piloto que termina entre os dez primeiros e registra a volta mais rápida da corrida. Sob o sistema proposto, isso permaneceria o mesmo, embora o ponto de bonificação se estendesse para qualquer um que terminasse entre os 12 primeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *